domingo, 15 de novembro de 2009

O Meu Benfica

Todos nós, Benfiquistas, temos o nosso Benfica. Aquela equipa do Sport Lisboa e Benfica que nos fez ver a beleza intrínseca do futebol, que nos transpôs para um mundo justo, íntegro, humano e valoroso.

O Meu Benfica é a equipa do início dos anos 80. Tudo era perfeito!





Jogadores como Bento, Humberto Coelho, Álvaro ou Shéu, encarnavam a mística. Por sua vez, Chalana, João Alves e Diamantino espalhavam magia e perfume por todos os campos. Filipovic e Nené formavam uma dupla quase perfeita. Ah, e Sven-Göran Eriksson revolucionava e maravilhava o futebol português. Este é o meu Benfica! É contra esta enorme equipa (que, se o mundo fosse justo e perfeito, teria vencido aquela Taça UEFA) que comparo todas as restantes.

Quando penso em Di Maria, tento comparar a sua técnica à de Chalana. Luisão vs. Humberto. Quim vs. Bento. Cardozo vs. Filipovic. Aimar vs. Alves. Etc.

Eu sei! Sou demasiado injusto para com todos os jogadores do Sport Lisboa e Benfica, porque pretendo comparar jogadores e futebóis claramente diferentes e incomparáveis. Mas, foi aquele Meu Benfica que me fez ter esta paixão enorme por tudo o que é vermelho e tem como símbolo uma águia empoleirada na insígnia E Pluribus Unum. Foi devido a esse Meu Benfica que, durante toda a minha vida, senti o Estádio da Luz como a minha casa. Foi devido a esse Meu Benfica que, durante anos e anos, assisti a praticamente todos os jogos do nosso clube que passavam nas tardes desportivas da RTP, fossem eles jogos de Basquete (com a fabulosa equipa de Lisboa, Jean Jacques e companhia), Hóquei em Patins (com a mítica equipa de José Carlos, Paulo Almeida, Vítor Fortunato, Luís Ferreira e Rui Lopes), Andebol, Rugby, etc.

Enfim, este foi, é e será sempre o Meu Benfica!

Esta época, com Jesus, Luisão, David Luiz, Javi Garcia, Angelito, Ramires, Aimar, Saviola, Cardozo e todos os restantes jogadores, existe uma equipa que será o “Meu Benfica” de milhares e milhares de novos Benfiquistas. É com equipas como estas que se constrói o mito de clubes como o nosso.

Estamos a regressar à nossa Glória!

Estamos a regressar à nossa História!

Viva o Benfica!