domingo, 12 de dezembro de 2010

Estádio do Sport Lisboa e Benfica, a Luz

Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Este é o nome oficial de um dos mais míticos estádios do futebol mundial.




Os amantes do futebol, se tivessem que eleger 10 estádios incontornáveis da História do futebol, escolheriam Anfield Road, Santiago Bernabéu, Maracanã, San Siro, Wembley, Nou Camp, La Bombonera, Celtic Park, Old Trafford, e claro, a nossa Luz.

Foi no nosso Estádio que aprendi a ver futebol, muito antes de as televisões transmitirem 1, 2, 3, 10 jogos por fim-de-semana.

O Estádio onde Eusébio se fez homem e estrela!

O Estádio onde muitos jogadores se tornaram estrelas mundiais (Sr. Mário Coluna, José Augusto, José Águas, António Simões, Humberto Coelho, Fernando Chalana, Carlos Mozer, João Pinto, Rui Costa, Angel Dí Maria, etc.) e onde outros não aguentaram a pressão de um público fervoroso e único (como aconteceu à equipa do Olympique de Marseille que, em 1990, ficou parada no túnel de acesso ao relvado não querendo acreditar que teria que enfrentar o Inferno da Luz).

Tenho muitas recordações da Luz! A final da Taça UEFA de 1982 (em que eu ainda era apenas um miúdo); a meia-final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o Marselha de Bernardette; a meia-final da Taça das Taças em 1994 contra o Parma de Asprilla e Brolin; a final do Campeonato do Mundo de Juniores de 1991; o choro de Rui Costa; a alegria de José Mourinho depois dos 3-0 à lagartagem. Foram muitas tardes e noites de magia, de amor, de fervor. O Benfica fez-se imortal na Luz, no Inferno da Luz!

A melhor recordação? É complicado escolher apenas uma. Talvez o golo de Vata contra o Marselha. Não apenas o golo, mas a atmosfera que se viveu no estádio durante todo o jogo. Entre todos os 135 mil adeptos presentes existia uma fé inabalável, indescritível e enorme de que o Benfica iria ganhar o jogo e iria estar presente em mais uma final da Taça dos Campeões Europeus.

Porque lhe chamamos Estádio da Luz? Não tem que ver com a luminosidade ou com o sistema de iluminação. É apenas a feliz coincidência de o estádio ficar situado perto da Estrada da Luz.

Está na hora de voltarmos a transformar o Estádio da Luz no Inferno da Luz. Está na hora de voltarmos a dizer presente. Está na hora do Benfica!

2 comentários:

Anónimo disse...

Hi there! I could have sworn I've been to this website before but after checking through some of the post I realized it's new to me.

Nonetheless, I'm definitely delighted I found it and I'll be bookmarking and checking back
frequently!
My site :: epl transfer news january

Anónimo disse...

Asking questions are genuinely good thing if you are not understanding something completely,
however this article presents pleasant understanding yet.
Feel free to visit my weblog - pizza games online for boys